top of page

MUSCULAÇÃO CAUSA VARIZES?

A pergunta: Musculação causa varizes?

É feita várias vezes na academia, principalmente nas consultas para mapeamento da saúde.

Fabricio eu posso fazer musculação ou mais varizes vão aparecer? Treinando pesado aparece varizes?


A resposta que muitos profissionais desatualizados daria para você é que a musculação é bem tranquila nada de ruim vai acontecer.


Mas essa resposta é uma mentira mal contada. Sou especialista em treinamento pós lesão e grupos especiais. Logo sei que você não só pode, como deve treinar para melhorar a sua saúde e como consequência a estética.

Contudo se você treinar em excesso e sem a devida orientação de um profissional especializado pode sim fazer mal ao seu organismo, sobrecarregando o sistema circulatório. Em contrapartida deixar de se exercitar, com certeza, só vai piorar o problema.

Você deve incluir os exercícios cardiorrespiratórios e alterar os métodos de treinamento sempre com base na ciência. O grande vilão é o aumento de carga desordenado, simplesmente no “achismo” ou “tá leve”.


SAIBA MAIS: Click e assista ao vídeo como aumentar a carga de maneira correta.

Certamente se você tem varizes já foi orientado fazer exercícios aeróbicos como caminhar, correr, pedalar dentre outros e se fizer musculação “pegar leve”.

Apesar dos exercícios aeróbicos serem excelentes para o sistema circulatório, também são altamente catabólicos, isto é, vão degradar o seu corpo, visto que o catabolismo aumenta a perda da massa muscular.

Nesse sentido você deve realizar a musculação, com a finalidade de aumentar a sua massa muscular, principalmente dos membros inferiores, pois eles são responsáveis por ajudar o retorno venoso.

SOBRETUDO CUIDADO!


A série de musculação deve ser adequada para seus objetivos e suas patologias. Por isso mais importante antes de começar e passar por uma avaliação física e médica.

MAS QUAIS SÃO ESSES MÚSCULOS? Os músculos dos membros inferiores são os da coxa anterior e posterior assim como os da perna. Vou destacar o tríceps sural ou a famosa panturrilha que muitos não gostam de treinar.

Considerado como segundo coração do corpo a panturrilha junto com as outras musculaturas da coxa, funcionam como uma bomba muscular e só entra em ação quando utilizamos nossos músculos, ou seja, fazendo exercícios.

Mas em virtude de passar longos períodos em pé ou sentando parado podem causar o acúmulo de sangue nas pernas.

Por consequência ocorrem os inchaços e em casos mais graves dermatite ocre, que são o extravasamento do sangue e do plasma para a camada subcutânea da pele, como por exemplo, nos casos de varizes.

Sempre que os músculos dos pés e pernas estão em funcionamento, a bomba muscular funciona e força o retorno venoso. Manter essas musculaturas ativas e fortes é uma forma de tratar não medicamentosa.

Realmente o sedentarismo é um problema grave para nossa sociedade e precisamos ter em mente que modificar nossos hábitos é imprescindível para estar fisicamente e mentalmente melhor.

MUSCULAÇÃO E VARIZES O QUE A CIÊNCIA FALA? Está mais do que comprovado cientificamente que a musculação sendo orientada por profissional especializado melhora e muito a qualidade de vida e serve como tratamento não medicamentoso.

Gladkikh VG (1986), através de métodos de reovasografia, flebotonometria e flebografia do pé estudou a “bomba” músculo venosa do pé em 75 pacientes com doença varicosa. Verificou-se que o pé é responsável por até 30% do retorno venoso do sangue dos membros inferiores na marcha.

Panny M (2019), estudou 84 membros em 44 pacientes submetidos aduplex scan e fotopletismografia digital, a amplitude de movimento do tornozelo foi medida por goniometria digital e a força dos músculos da panturrilha foi determinada por dinamometria.

A conclusão foi que a força de dorsiflexão parece ser o principal fator impulsionador do fluxo venoso normal e a amplitude de movimento do tornozelo é prejudicada em pacientes com refluxo venoso patológico.

Kravtsov PF (2016), investigou a influência do treinamento do componente muscular da bomba músculo venosa nas extremidades inferiores no curso clínico da doença varicosa, na qualidade de vida dos pacientes portadores de doença varicosa.

O estudo contou com 22 pacientes com varizes nos membros inferiores realizando 2 vezes ao dia durante 60 dias um treinamento específico a fortalecer o grupo muscular posterior das pernas.

Surpreendentemente todos relataram melhora de sua condição. Logo o treinamento específico proposto de exercícios físicos fornece uma ferramenta adicional eficaz e sólida para o tratamento desta patologia.

Logo abandone o sedentarismo e procure um profissional especializado para que você melhore a sua saúde e estética.

MAS A MUSCULAÇÃO CAUSA VARIZES? Pense agora especificamente em varizes, você tem que entender que elas aparecem com mais frequência nos membros inferiores, ou seja: pés, pernas e coxas.

Sabe por quê?

Porque o sangue tem que voltar para o coração contra força da gravidade. Músculo ativo na contração ajudando o retorno venoso. Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem um sistema de válvulas venosas que impedem seu refluxo.


Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui (desce) para o espaço abaixo e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo.

Ao contrário do que muitos profissionais dizem a musculação não causa varizes, por isso os exercícios ajudam e muito neste retorno do sangue, evitando o problemas maiores.

Evite as varizes fazendo exercícios físicos orientados por profissional especializado! Como falei a funcionalidade da panturrilha é como um segundo coração, que bombeia o sangue dos membros inferiores para os superiores.

O sangue não volta venoso somente das pernas mas proveniente de todas as partes do corpo, chega ao coração pela veias cavas (superior – região da cabeça e inferior – tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito.

Sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização. Do ventrículo direto, sai o sangue venoso, através da artéria pulmonar que se bifurca mandando um ramo para cada pulmão.

Através dos capilares o sangue se espalha pelos pulmões e tem contato com os alvéolos pulmonares, ocorrendo a troca gasosa. Seu retorno, dos pulmões é para a aurícula esquerda é arterial.

O circuito sistêmico (corporal) é conhecido como grande circulação. Essa tem por função levar sangue arterial aos vários órgãos e recolher o sangue venoso do coração. Ao fazer exercícios, você está bombeando sangue para o corpo melhorando a circulação.


MAS PORQUE AS VARIZES APARECEM? As varizes não tem cura, o que você pode fazer é iniciar o tratamento o quanto antes, para prevenir problemas futuros, tanto com a intervenção de um angiologista, como mudança de hábitos e treinamento específico.

Genética: Filhos de pai ou mãe com varizes estão mais sujeitos a apresentar a doença. Se há casos na sua família, fique atento e procure fazer exames periódicos. Já deve ser relatado como histórico familiar e podemos começar um trabalho de prevenção na academia.

Hormônios: O problema está diretamente ligado às alterações hormonais em nosso corpo, por isso, há mais mulheres com varizes do que os homens. Outro fator que está ligado à gestação. Mulheres que tiveram mais de um filho estão mais propensas a apresentar varizes, quanto maior o número de gestações, maior a probabilidade.

Profissão: Como os nossos hábitos diários estão estreitamente relacionados ao nosso trabalho, algumas profissões podem contribuir mais para o aparecimento de varizes do que outras. Quem fica muito tempo em pé, deixa o sistema venoso sobrecarregado. Por isso, a importância do uso de meias elásticas medicinais como medida preventiva em determinadas profissões.

Mas infelizmente as pessoas se preocupam com a estética e acabam por não usar prejudicando a sua saúde.

FICAR COM A PERNA PARA CIMA AJUDA OU É MITO? Sim, mas não é possível ficar com as pernas para cima o dia inteiro, certo?

No momento do descanso, vale elevar um pouco os pés da cama ou do sofá, pode ser que ajude no retorno venoso.

Mulheres grávidas, por exemplo, que sabem que tem probabilidade de desenvolver varizes, devem andar, usar meias elásticas e fazer alguns períodos de repouso com as pernas para cima.

Infelizmente a falta de informação científica na área de exercícios físicos acaba tendo como resultado várias pessoas sendo orientadas de maneira errada.

Alias contribui para aumentar o problema de saúde ao invés de trata-lo de forma não medicamentosa. Infelizmente a musculação carrega o paradigma que só serve para quem quer ganhar músculo ou perder gordura.

Embora esse seja o pensamento de uma maioria, é totalmente errado, pois a musculação é a única atividade do mundo que pode ser adaptada não somente para o indivíduo, mas para melhorar a sua saúde.

Para isso procure profissionais especializados e que estão comprometidos com treinamentos pautados na ciência afim de melhorar sua saúde e como consequência a sua estética. AINDA TEM DÚVIDAS? Deixe seu comentário ou mande uma mensagem! Será um prazer falar com você.


COLOQUE SEU CORPO NO LUGAR CERTO!

5 visualizações0 comentário
bottom of page